Postagens populares

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Sentimentos, doenças e amor

Tenho lido que as doenças psiquiátricas serão  as de maior incidência e gravidade, neste século. As  depressões, ansiedades, angústias e demais doenças de fundo emocionais farão mais vítimas que as doenças do corpo físico, dizem os estudiosos .Não sou especialista no assunto, mas tenho para mim que seremos, ou já estamos sendo atacados por um mal ainda maior, que pode causar todas as doenças do mundo: a falta de amor.Acredito que a cura para esses males está no encontro das pessoas, na amizade, que aquece a alma, alegra o coração, não deixa a gente se sentir sozinho, perdoa os defeitos, ou mesmo não os enxergam, aceita as fraquezas, defende, acarinha, preenche a vida...amizade que é amor, amor que faz a vida valer a pena, amor que completa, ouve, chora e ri junto, está sempre por perto, enxuga as lágrimas, compreende, perdoa e tanto bem faz. Acredito que devemos cultivar cada vez mais e com mais intensidade nossos relacionamentos humanos com base no amor, na amizade, na bem querença, na compreensão, solidariedade e assim talvez consigamos escapar dos pesadelos que a ciência e a medicina prognosticam para o mundo no século XXI.

Movimentos contra a corrupção

Os indianos estão fazendo protestos contra a corrupção. Estão saindo às ruas, fazendo manifestações, greve de fome, enfim, exercendo seu direito de dizer não à corrupção que está atingindo o país. Acho esses movimentos mais do que válidos, nós, os cidadãos de um país temos o direito e o dever de cobrar de nossos governantes (escolhidos por nós) lisura, transparência, honestidade, retidão de caráter e  uma responsabilidade maior  ao usar o dinheiro público. Parece que aqui em nosso país, alguns parlamentares estão tentando abrir uma CPI contra a corrupção e estão requisitando adesão de todos os paralamentares. Tomara que todos, sem exceção, assinem essa petição, para que possam honrar o voto que de nós receberam, e assim nos dar esperança de viver num país sem esse monstro que nos atormenta, nos tira o sono e impede  o crescimento  do nosso país e   o direito de uma vida mais digna a todos os brasileiros: a corrupção!

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

A reprovação na OAB


Muito apropriada e atual, a matéria  da revista Veja dessa semana sobre o exame da OAB. O problema não se encontra na extinção ou manutenção da prova, que de acordo com a matéria, evita a presença de profissionais mal preparados na defesa da nossa justiça. O problema que fica mais evidente é o grande número de reprovados, que parece crescer em cada prova. Do problema de vista educacional, uma prova onde haja mais de 50% de reprovação, demonstra, sem dúvida nenhuma, que não está alcançando seus objetivos prioritários. Acredito mais na exigência de estágios e até da presença em júris verdadeiros, para classificar  os bacharéis mais preparados para exercer a nobre profissão do Direito, do que na aplicação de uma prova, que pode não qualificar os mais aptos e que  possa  retirar de tão nobre profissão os que realmente desejam exercê-la . Vamos dar o direito do bacharel em Direito provar sua capacidade, não através de uma prova única, mas através de sua vocação e do seu efetivo trabalho na nobre profissão do Direito.


terça-feira, 9 de agosto de 2011

Liberdade de imprensa

Na semana passada, um repórter da Revista Veja foi atacado literalmente, a socos e pontapés por um possível suspeito, entrevistado sobre mais um dos escândalos de corrupção em um dos nossos Ministérios. A corrupção e os escândalos em nosso governo, já não nos trazem tanta surpresa, tal é o número de que temos conhecimento, mas o ataque a um representante da imprensa nos assusta e muito. Rememorando um pouco da nossa história, o Brasil passou por um negro período ditatorial, com a Revolução de 31 de março de 1961 que durou vários anos. Anos de chumbo, negros de tristeza, jovens desaparecidos, torturados, exilados, apenas por  rebelar-se ou mesmo discordar das idéias do Governo. A principal e mais dolorosa arma utilizada pelo governo de então foi a repressão à imprensa que  ficou amordaçada e impedida de cumprir seu papel fundamental : o de informar, divulgar  e denunciar o que o povo tinha o direito de saber. Hoje, passado tanto tempo desses negros anos, democracia recuperada à custa de muita luta e muitas vidas, temos uma imprensa livre, que divulga, informa, denuncia, para que o povo saiba o que se passa em nosso país e para que as autoridades competentes possam tomar as devidas providências, quando se fizer necessário, para manter nossa liberdade e justiça, direito inalienável de todos nós. Lutar por uma imprensa livre é dever de todos nós. Que esse, e outros abusos contra a liberdade de imprensa, sejam exemplarmente punidos pelos que fazem a nossa justiça.

terça-feira, 2 de agosto de 2011

Copa do Mundo e Olimpíadas

Não sou ligada em futebol, nem ligadíssima em esportes, talvez por isso, o que vou dizer seja considerado uma barbaridade, uma heresia. Mas não consigo compreender porque um país como o Brasil, que tem uma saúde pública precária e passa por sérias dificuldades , um país onde a educação não é prioridade, onde as pessoas sofrem por falta de transporte público de boa qualidade, onde existe muita gente que passa fome e muita gente que não sabe ler, onde a corrupção e o mau uso do dinheiro público já é um cotidiano impune, (e aceito) se coloque como prioridade absoluta o gasto de milhões ou bilhões de reais para construção de estádios faraônicos, alojamentos especiais, e outras coisas,  para que aqui se realize a Copa do Mundo e as Olimpíadas. Qual o motivo que leva nossos governantes a colocarem esse gasto absurdo como prioridade absoluta para que o Brasil seja sede dos esportes no mundo? Não seria mais digno mostrar ao mundo que o Brasil investe muito  e seriamente, para oferecer ao seu povo uma boa saúde, uma ótima educação, uma vida digna, uma cidadania impecável, uma política sem impunidade e sem corrupção?