Postagens populares

domingo, 31 de julho de 2011

Inesita Barroso, um presente para o Brasil

Acordei hoje com  a felicidade de assistir o programa "Viola, minha viola" da maravilhosa Inesita Barroso.Mulher incrível, que com seus tantos anos vividos, continua nos brindando com seu talento, sua humildade e nos dando uma demonstração de coragem, mantendo seu programa, que enaltece a música brasileira, e valoriza músicos e cantores de todo Brasil.
Parabéns a essa mulher guerreira, talentosa que continua na luta da vida, modelo a ser seguido por todos nós.
Curtam esse presente que a TV Cultura, nos oferece aos domingos de manhã, a gente sai de alma nova e coração feliz, para enfrentar os desafios da vida.

sexta-feira, 29 de julho de 2011

Zona de conforto

Tive a honra e o prazer de estar ontem na Escola Estadual Iraldo, de Inúbia Paulista, para participar do replanejamento da escola.  Fui convidada para conversar com professores e funcionários sobre o que a psicologia chama de Zona de conforto, esse estágio em que ficamos, quando nos acomodamos demais às coisas com as quais convivemos diariamente, e nos recusamos a buscar alternativas que nos tragam mais prazer e felicidade, pelo medo da mudança.Fui muito bem recebida por todos e quero deixar aqui meus mais carinhosos agradecimentos pela troca de experiências que tivemos, pelo carinho e atenção que me dispensou toda a equipe da escola. Maravilhoso saber e sentir  a vontade  e o esforço  de profissionais realmente interessados em melhorar a educação de nossos jovens e crianças, aprimorando-se para atender às  suas necessidades, com eficiência e profissionalismo. Saí da escola, feliz, com a maravilhosa sensação de que sem  dúvida nenhuma, a educação é o caminho para que nosso povo cresça em dignidade, cidadania e felicidade, e, mais feliz ainda, em constatar que nossos educadores estão cientes de suas responsabilidades,  e dispostos a encarar os desafios da escola atual, cujo objetivo maior é o aluno. Parabéns a toda equipe da escola e obrigada a todos por me proporcionar o prazer de conviver e aprender com vocês... 

terça-feira, 26 de julho de 2011

Preconceito

Os noticiários mostraram  semana passada, um ato de preconceito brutal: pai de filho foram violentamente atacados por grupo homofóbico durante um show. Ambos saíram machucados, o pai perdeu parte da orelha com uma mordida dos agressores, que ao verem a demonstração de carinho, concluíram ser um casal homo-afetivo. Podemos analisar nesse triste episódio vários fatores, todos eles de grande demonstração de preconceito, raiva, brutalidade e até mesmo ódio, todos eles injustificados.
Como aceitar ato tão brutal que classifico até mesmo de  animalesco? Como pessoas "normais' se dão o direito de atacar pessoas pelo simples motivo de não aceitarem comportamentos diferentes dos que consideram "corretos" ? O ataque foi por preconceito infundado, já que os agredidos eram pai e filho que se abraçavam, comemorando a ida à uma festa juntos,  e mesmo que fosse um casal homo-afetivo , qual o motivo de tanta brutalidade?
No mundo atual, onde lutamos e buscamos uma sociedade mais justa e igualitária, devemos lutar contra qualquer tipo de preconceito, dando a cada ser humano o direito de buscar sua felicidade e manter sua dignidade.
O que fazer com esses grupos agressores, que violentam a sociedade? Está aí mais um problema a ser resolvido pelas  autoridades estatais, governamentais, judiciárias, com urgência, para que possamos usufruir de nossa liberdade de ir e vir.  Podemos e devemos, todos nós, fazer a nossa parte, lutando contra nossos próprios preconceitos e levando essa mensagem a todos que conosco convivem.

sexta-feira, 22 de julho de 2011

Cordel mais do que encantado.............

"Cordel Encantado" é a novela  atual das 18 horas na Globo. É uma novela encantadora, , pelos seus cenários, pela belíssima interpretação de seus atores, e principalmente pelo seu enredo irreal, onde se misturam reis , rainhas , princesas, cangaceiros, jagunços, coronéis autoritários, profetas e outros tantos personagens que povoam as histórias encantadas da infância. Isso tudo adaptado em partes que se passam no Brasil e outras que se passam num reino chamado Seráfia. Num dos capítulos dessa semana, o "coronelzinho" mau-caráter e autoritário coroou-se Rei, a si mesmo, citando inclusive Napoleão Bonaparte que também o fez, para demonstrar a seus súditos que ninguém "mandava " mais do que ele.
É  uma história irreal, mas que acontece também na vida real. No dia a dia, damos de cara com inúmeras pessoas que se utilizam de cargos de poder para "coroar-se", e como Bonaparte, o fazem para deixar claro "quem manda". Muitas vezes penso estar numa Seráfia, onde "manda quem pode e obedece quem tem juízo", um dos bordões da novela.............na novela tudo acabará bem, com certeza, na vida nossa de cada dia precisamos juntar forças e lutar muito , para que não passemos a viver numa "Seráfia".....................concordam?

domingo, 17 de julho de 2011

Ficha limpa...............ficha suja......................

 Confesso que ando meio confusa com os noticiários, com jornais e revistas que propagam tanto a questão da "ficha limpa e ficha suja". Assunto que diz respeito aos políticos, obviamente. Os que se propõe a entrar para a política devem ter "ficha limpa".Acredito que nem seria necessário ser este um requisito para a vida pública , pois entendo que o mínimo que  alguém tem que ter para conduzir os destinos de uma cidade, estado ou país  seria apresentar uma vida honrada, honesta e séria, afinal , esse alguém vai ser reponsável pelo nosso patrimônio, pelo dinheiro e crescimento de todos nós. Porém, o que me aturde é o valor dado à essa questão: quem tem "ficha suja", infelizmente a grande maioria de nossos políticos, está aí , no poder, brincando com nossos destinos, escarnecendo de nossa lei, rindo de todos nós, então porquê a ênfase da lei? Se estamos vendo todo dia , em nossas cidades, nossos estados e nosso País, políticos com a ficha mais do que suja, dilapidando o patrimônio público,  desviando verbas descaradamente, que seriam para educação, saúde, e para o bem estar do povo, a fim de beneficiar-se e distribuir cargos e favores aos seus seguidores, e pior ainda, com todos seus direitos preservados, inclusive os de se manterem no cargo e poderem se candidatar a quantos madatos e cargos desejarem. Porquê então  a exigência da tão falada "ficha limpa " se os que a tem concorrem com aqueles que com as fichas sujas garantem seus cargos com o que usurparam do povo? Os "ficha sujas" deveriam, no mínimo, estar fora da política, concordam?Vamos pensar nisso, pois vêm aí  eleições, e seremos responsáveis pelas escolhas  dos que comandarão o destino de nossas cidades, estados e país.

quarta-feira, 6 de julho de 2011

"E se as cabeças fossem quadradas".....................E se ciência e religião fizessem as pazes?....com certeza vocês já viram essa propaganda na TV

Gosto muito de boas propagandas e essa é uma das minhas favoritas. Vocês já pararam para pensar que realmente as perguntas é que fazem toda diferença? Quantas vezes silenciamos nossas perguntas por receio de parecer "brega' ou idiota, ou mesmo para não contrariar pessoas, discutir assuntos? Com isso perdemos inúmeras oportunidades de aprender, de exercer nosso direito à opiniões  próprias, de aprofundar nossos conhecimentos e poder passar para os outros o que sabemos e no que acreditamos. As perguntas, por mais bobas que possam parecer, nos fazem ver inúmeras coisas e acontecimentos por outros ângulos, nos fazem "abrir os olhos" para idéias novas, parâmetros novos a serem seguidos, coisas a serem experimentadas e que podem ser boas ou não, istoé, as perguntas nos dão o direito de expor nossos pensamentos e também de podermos escolher melhor o que queremos para nossa vida. Já imaginaram se nunca ninguém houvesse perguntado como seria se o homem pudese voar? E como as doenças poderiam ser curadas?
Vamos nos exercitar para fazer perguntas, questionar, incentivar as crianças e jovens a perguntarem, especularem e vamos nos preparar para ouvir as diferentes respostas e podermos assim fazer parte da história do mundo

sábado, 2 de julho de 2011

tiririca na TV

Estou realmente preocupada com o que estamos vivendo em nosso país, em termos de política.
Fiquei assutada com a propaganda do Tiririca, nosso deputado mais votado, propagandeando a educação e o não nepotismo em nosso país.
Será que ouvi e vi corretamente? Um deputado, vestido de palhaço, alardeando que as crianças devem estar na escola e que os parentes de políticos não podem trabalhar em cargos políticos?
Como entender ou classificar isso? Um enorme pouco caso , um acinte contra o povo brasileiro.
Onde estão as regras de decoro parlamentar, onde ficam a seriedade , a sobriedade dos nossos representantes no governo?Como explicar às crianças o que elas estão vendo?
Será que estamos todos sendo palhaços de um circo , onde o povo fica na arquibancada  assistindo o teatro da corrupção, do descalabro, da falta de consideração  dos nossos políticos para com um país que confiou seu voto, que acreditou que estaría elegendo pessoas que tinham realmente capacidade e vontade de  lutar pelo seu povo, buscando ajustiça e o bem estar das pessoas?Vem aí novas eleições.........vamos pensar bem????????????????????